segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O depois

Depois do 3º dia praticamente abandonei o bruffen, e do 4º ao 6º fiquei relativamente bem, obviamente sem me sentar ou deitar de costas mas bem. A partir daí é que foram elas, embora provavelmente eu não seja exemplo para muita gente, porque eu fiz alergia aos pontos (Eu sou uma pessoa muito alérgica, e desde pequenina que aprendi que as pessoas não são alérgicas, tornam-se alérgicas em contacto com o alergéneo) o que fez com que ficasse com imensa comichão inchaço bolinhas em todo o lado que os pontos tocassem, ou seja, reacção, alergia, inchaço, pus, consequentemente ao 8º dia tirei 3 pontos intercalados para a cicatriz não abrir, ao 9º mais 2 e no 10º já não tinha pontos (As indicações são para tirar os pontos entre o 12º e o 15º dia).


Quanto a sentar no decorrer da situação toda lá me ia conseguir sentando penso que por volta do 8º dia já conseguia períodos de meia hora a trocar de nádega constantemente sentada e pela mesma altura embora não ficasse nessa posição já conseguia também deitar-me de costas.

Os 3 primeiros dias do Pós-operatório

Perguntam-se vocês..."Porquê os 3 primeiros dias e não os 4 ou os 2?"...

Porque e passo a explicar, aquela dor profunda como quando temos uma negra e estamos sempre pressionar foram durante os 3 primeiros dias.

Rapidamente descobri que estar deitada, sentada e etc eram vantagens do efeito da anestesia geral...A partir de agora é deitada e sempre a trocar de lado (Porque acabei por descobri o cisto era enorme e eles tirar um pouco de carne de outro lado para completar e poder cozer) e de pé. Descobri também como era a minha cicatriz basicamente desde o inicio do rego até 2cm do ânus, mais ou menos em linha recta.

Bruffen de 8 em 8 horas, tomei 2 ou 3 ben-u-ron (que descobri muito rapidamente que não me fazia nada e portanto parei dos tomar) e no segundo dia antes de ir dormir levei uma injecção de voltaren.

As dores, não são de andar ao gritos pela casa são muito incomodativas, como estar constantemente como uma dor de cabeça média/forte não é insuportável mas era melhor atenuar um bocado.

Depois da medicação não quer dizer que elas deixem de existir passam de fortes a médias e se se trocar regularmente de posição é capaz de abrandar um pouco mais.

Deparei-me também com outro problema, que foi evacuar, o penso era enorme, tinha certeza que se fizesse algo que ia sujar o penso e que não ia conseguir limpar, portanto o meu corpo recusou-se. Ao 4º dia já estava convencida em por microlax, depois de muito cafés, e muito leite com chocolate lá fui à casa de banho, obviamente que depois tirei o penso (embora ele estivesse limpo...mas o psicológico é demasiado forte =) )...A partir daí aprendi que não morria se tirasse o penso então sempre que ia a casa de banho tirava o penso!

O Dia D

No dia da cirurgia, tinha como recomendação estar lá às 10:30, e fiquei na sala de espera cerca de 3 horas, quanto finalmente entrei, encaminharam-me para um vestiário, deram-me um cacifo para guardar os meus pertences, um pijama (fiquei agradavelmente surpreendida, já que não eram aquelas camisas de noite que atrás fica tudo aberto, mas um pijama com calças e camisola), uns chinelos, uma coisa para por na cabeça e as coisinhas de por nos pés.

Fui então falar com o enfermeiro, que me fez uma série de perguntas, das que me lembro foram:
  • Se tenho alguma prótese, incluindo prótese dentária.
  • Se tinha algum dente a abanar.
  • Se tinha alguma pulseira ou fio.
  • Se estava em jejum.
  • Medicação habitual.
  • Se estava menstruada.

Tratou então de me pôr o soro =/...!

Fiquei depois numa sala com outras 3 senhoras que iam ser operadas, todas nós a coisas diferentes, com o soro a correr.
Depois passei para uma nova sala já dentro da zona do Bloco, onde continuei a levar com soro, deram-me uma manta quentinha para não ter frio, falei com o cirurgião e a anestesista que fizeram novamente algumas das perguntas do enfermeiro :)...

Fui então finalmente para o bloco, fui para uma maca de rabo para ar =) (Como a Alemanha perdeu a guerra), em que todos estavam a falar comigo, principalmente sobre depilação eheh... e simplesmente adormeci (Levei anestesia geral).

Acordei novamente no Bloco, já depois de ser operada e ainda meia zombie e eles pediram-me para passar para uma cama que lá tinha aparecido, desta vez fiquei de rabo para baixo, fiquei agradavelmente surpreendida (rabo para baixo...pensei que ia andar de rabo para cima uns meses :) ).

Levaram-me para o recobro (Já estava novamente a dormir!)...Lá acordei porque estava aflita para ir à casa de banho pedi ao enfermeiro que estava a passar, ele foi ver o meu processo, e disse "Ainda só passaram 45 minutos, não a posso deixar ir, se quiser trago-lhe uma aparadeira, ir a casa de banho só depois 1h30m" eu pensei "Numa aparadeira não consigo fazer de certeza, muito menos acabada de operar ao rabo!!!" Esperei mais um pouco, na altura pareceu-me uma enormidade de tempo mas afinal só tinham passado 3 minutos foi quando chegou um médico que eu amavelmente também chateei...ele percebeu a minha aflição, apalpou-me a barriga viu que estava cheia de xixi e depois de me tentar convencer por mais 5 minutos para usar a aparadeira, lá me levou em braços com o enfermeiro à casa de banho, sempre a perguntar se estava tonta etc etc, quando finalmente viram que estava bem, deixaram-me fazer xixi sozinha, a partir daí fiz tudo sozinha, e como já tinha antecipado o "levante" trouxeram-me um cadeirão para me sentar...mais uma vez agradavelmente surpreendida...

Deram-me bolachas Maria e leite com cevada (o menu do dia ;) ) e passado um pouco mandaram-me finalmente para o enfermeiro me dar indicações e receber a minha tão desejada alta :).

As indicações resumiram-se a:
  • Penso de 2 em 2 dias.
  • Tirar os pontos no 12º dia.
  • Consulta 3 dias depois.
  • Nova consulta para 1 mês e meio depois.
  • 24horas sem gorduras para não vomitar.
  • Se febre, hemorragia extensa ou muita dor ir às urgências.
  • E sem pêlos durante 1 ANO!!!!!
A viagem foi agradavelmente e mais uma vez surpreendentemente indolor meti o banco ligeiramente reclinado e lá fui eu :).
Cheguei a casa e fiquei no sofá a dormir, acordei completamente encharcada, devo ter feito febre, mas como quando acordei já estava normal ignorei.

Só comecei a sentir dores por volta da meia-noite, tomei um bruffen e fui dormir.

As Consultas e o Pré-Operatório

Fui então ao médico da especialidade, que analisou, apalpou e chegou à conclusão, embora a olho nu não existisse nada, eu tinha efectivamente um cisto pilonida, marcou-me então a cirurgia em ambulatório, isto é, uma cirurgia que se entra e sai no mesmo dia do hospital.

"Mandou-me" fazer análises, penso que para ver se o sangue coagula se tenho açúcar no sangue (embora não tenho feito em jejum) e mais umas 3!

E marcou-me também uma consulta de anestesia, que não se trata efectivamente de uma consulta com a anestesista, mas uma consulta com uma enfermeira, que além de me medir, pesar, pulsações, tensão, etc fez-me também todas as recomendações para o pré-operatório.

Se me esquecer de alguma...peço imensas desculpas :P

  • Tirar os pêlos - Eu como, não queria andar depois de operada com gillete para cima e para baixa optei por tirar com cera, não dói rigorosamente nada, e eu sou uma pessoa que sofre imenso na depilação. Tirei-os 3 dias antes para estar depilada pelo menos até não ter pontos e estar tudo bem cicatrizado.
  • No dia da cirurgia estar em jejum, no meu caso, a partir da meia-noite do dia anterior.
  • Tomar a medicação habitual com um bocadinho de água.
  • No dia da cirurgia vir com roupa confortável (fato de treino, ou calças com o "rabo até aos joelhos"(: )
No entanto, e como já fui operada, recomendo também a não deixarem a esteticista por loção pós-depilação ou por creme hidratante, pois eles seguram as nádegas com um umas bandas que não seguram se ele estiver "escorregadio". 

Os Sintomas

Vou começar o meu percurso =) pessoal =)

Eu dependendo do ponto de vista, sou uma sortuda ou não, pois o meu cisto nunca chegou a rebentar...

Basicamente, depois de 9 horas sentada senti ligeiras picadas (parecia que a etiqueta das cuecas me estava a picar) e quando cheguei a casa tinha o rabo todo inflamado com uma bola de diâmetros enormes, diria (10cm de comprimento X 5 cm de largura X 3 de altura), fiquei preocupada e falei com a médica de família (2 dias depois, a bola já tinha diminuído, mas continuava ligeiramente inchado) que me esclareceu do que se tratava e receitou-me antibiótico de estreito espectro (que eliminou o inchaço) e encaminhou-me para um médico da especialidade.

O Blog

Criei este blog por verificar um grande falta de informação no que diz respeito à operação ao cisto pilonidal em casos de operação com pontos.

Por diversas razões, não vou fornecer o meu nome real ou o nome do médico,posso dizer somente que sou do sexo feminino e fui operada em ambulatório no Hospital Escala Braga.