segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os 3 primeiros dias do Pós-operatório

Perguntam-se vocês..."Porquê os 3 primeiros dias e não os 4 ou os 2?"...

Porque e passo a explicar, aquela dor profunda como quando temos uma negra e estamos sempre pressionar foram durante os 3 primeiros dias.

Rapidamente descobri que estar deitada, sentada e etc eram vantagens do efeito da anestesia geral...A partir de agora é deitada e sempre a trocar de lado (Porque acabei por descobri o cisto era enorme e eles tirar um pouco de carne de outro lado para completar e poder cozer) e de pé. Descobri também como era a minha cicatriz basicamente desde o inicio do rego até 2cm do ânus, mais ou menos em linha recta.

Bruffen de 8 em 8 horas, tomei 2 ou 3 ben-u-ron (que descobri muito rapidamente que não me fazia nada e portanto parei dos tomar) e no segundo dia antes de ir dormir levei uma injecção de voltaren.

As dores, não são de andar ao gritos pela casa são muito incomodativas, como estar constantemente como uma dor de cabeça média/forte não é insuportável mas era melhor atenuar um bocado.

Depois da medicação não quer dizer que elas deixem de existir passam de fortes a médias e se se trocar regularmente de posição é capaz de abrandar um pouco mais.

Deparei-me também com outro problema, que foi evacuar, o penso era enorme, tinha certeza que se fizesse algo que ia sujar o penso e que não ia conseguir limpar, portanto o meu corpo recusou-se. Ao 4º dia já estava convencida em por microlax, depois de muito cafés, e muito leite com chocolate lá fui à casa de banho, obviamente que depois tirei o penso (embora ele estivesse limpo...mas o psicológico é demasiado forte =) )...A partir daí aprendi que não morria se tirasse o penso então sempre que ia a casa de banho tirava o penso!

23 comentários:

  1. Eu fiz a 3 dias e não sinto dor alguma nem parece que tenho a cirurgia e a minha eh enorme tomo dipirona 500 MG para dor uni co emcomodo são as gases no buraco na hora de fazer o curativiy .as não doi

    ResponderEliminar
  2. Acabei de operar pela segund vez, novamente um buraco enorme que levara 90 dias pr. Recuperação, porem sem dor novamente, so o incomodo mesmo mas pouco pra quem tem um buraco enorme aberto no corpo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia eu fiz a cirurgia de cisto pilonidal secreção após a cirurgia é normal Obrigado aguardo

    ResponderEliminar
  4. O meu infectou dois dias depois da cirurgia. Já aconteceu a alguem?

    ResponderEliminar
  5. E a alimentação ? Como foi pra vocês ? Fiz a cirurgia faz 3 dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sem comer coisas gordurosas e estou evitando tbm doces a enfermeira que cuidou de mim nos primeiros dias disse que essas coisas não eram saudáveis caso eu quisesse melhorar no tempo previsto.

      Eliminar
  6. Fiz a cirurgia estou no período de cicatrização meu cirurgião me receitou cefalexina 500mg acad 8horas 3 vezes ao dia por sete dias pediu pra fazer curativos 3 vezes ao dia e lavar com sabonete antibacteriano e usar pomada nebacetin a pesa de ser lento a cicatrização está indo bem .

    ResponderEliminar
  7. Olá,Eu fiz essa cirurgia 6 dias,sinto muita dor,Mais os remédios resolve. No meu caso precisou dar pontos no total de 4. Hoje está vazando muito,uma água com um pouquinho de sangue e sem pus,É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em recuperaçao. Se passaram 15 dias. E sim, essa agua é normal. Mas o meu já nao sai mais tanto quanto nos primeiros dias.

      Eliminar
  8. Galera por favor me responda a anestesia e geral e colocam sonda ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colocam uma mascara e você adormece :) fiz a minha cirurgia com anestesia geral... Foi uma boa decisao para mim.

      Eliminar
  9. Fiz a cirurgia faz 2 dias e não consigo evacuar! Quando senti no vaso sinto muita dor! Alguém da alguma dica?

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, digo isto sendo 4 da manha e estando a 2 dias sem dormir eheh. Fui operada a 8 dias e sinceramente os primeiros dias nao me custaram nada (passava maioria do tempo deitada pro lado esquerdo, porque pro direito Doi muito) ou de barriga pra baixo... Mas tudo começou a piorar na terça feira quando fui fazer o penso... Passo a explicar melhor.
    Fui operada na quinta feira com alta no mesmo dia (embora eu agora ache que se deva ficar lá uns dias) sem ter qualquer informação do que seria normal me acontecer ou nao, quais casos de alerta pra me fazer dirigir ao hospital... Quinta e sexta passei bem, sábado fiz o primeiro penso que por acaso ficou uma porcaria e domingo tive que ir as urgências pois tinha repassado e confesso que me senti mal com a quantidade de sangue que perdi... Enfim, de volta casa e foi nesse dia que começaram as dores significativas que passavam com nolotil e brufen... Segunda feira fiz novamente o penso e s médica disse que saia um líquido amarelado (fiquei preocupada) esse dia doeu bastante e não tinha mesmo posição pra estar... Chorava imenso. Terça foi quando consegui finalmente ir a casa de banho e custou bastante (senti muitas dores) e foi a partir dai que começou a sangrar mais que o normal e ontem, na troca de penso, a enfermeira viu que isto nao tinha bom aspeto (saia um liquido amarelado/transparente e uma coisa verde...) e mandou me ir as urgências... Eu claro que fui logo e lá o cirurgião (que faz equipa com a cirurgia que me operou) disse que nao tinha nada de alarmante e que esta tudo bem... Acontece que... E normal tudo isto mesmo? O sangrar ainda apos 1 semana?

    ResponderEliminar
  11. Eu vou ter q fazer e tou com medo e e normal isso?

    ResponderEliminar
  12. vou fazer hoje minha cirurgia Deus está comigo. Depois conto os fatos do dia a dia .

    ResponderEliminar
  13. Meu marido fez quando vou trocar curativo as gases ficam com secressao gostaria saber se é normal

    ResponderEliminar
  14. Fiz minha cirurgia hoje faz nove dias eu ainda não consigo defecar , não e por que não dá vontade , e pq quando eu tento dói e meu corpo não aceita

    ResponderEliminar
  15. Faz 7 dias que fiz a cirurgia, dói foi tudo tranquilo,a minha única dificuldade é defecar. Da vontade mas parece que o nosso psicológico não deixa. Estou sentindo algumas dores mas nada alarmante. Quem tiver com medo, fica tranquilo vc não senti nada. Boa sorte

    ResponderEliminar
  16. Pessoal estou a 1dia de fazer a cirurgia e queria saber se usa sonda para urinar ?

    ResponderEliminar
  17. Fiz cirugia ontem fiz curativo hj sentir muita dor nao consigo sentar

    ResponderEliminar